terça-feira, 24 de março de 2009

Sessão da tarde

Teve gente que disse que as minhas referências foram um tanto quanto cabeças. Ta, ta, Truffaut e Vittorio De Sica podem ter causado essa impressão. A verdade é que muito conhecimento cinematográfico que eu tenho hoje eu devo ao meu excelentíssimo. Mas, antes dele, ou bem antes dele, confesso que minhas tardes eram regadas aos clássicos da sessão da tarde, em que a Molly Ringwald era a protagonista de quase todos os filmes. Fiz uma pequena lista dos filmes que, na época, gravei em VHS e que serão lembrados para sempre como clássicos de toda uma geração:

- Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986)









- Dirty Dance (1987)









- Namorada de aluguel (Can´t buy me love, 1987)












-Gatinhas e gatões – (Sixteen Candles, 1984)



Mas, na minha opinião, a melhor cena dos clássicos da sessão da tarde vai para:

- A Garota de Rosa Shocking (Pretty in Pink) – 1986 -

10 comentários:

  1. O mais engraçado disso (não pra mim, claro) é que esses filmes 'teen' dos anos 80 foram lançados quando Neném era, de fato, neném: quando o mais 'recente' chegou às telas, ela tinha apenas 6 (!) anos de idade; já eu, na época, era, de fato ... adolescente. Putz! Bota mais 20 e poucos anos em cima, e temos ...
    Mas mudando de assunto, dessa leva aí - a chamada 'brat pack' - os que eu mais gostei foram 'O Clube dos Cinco' e 'O Primeiro Ano de Nossas Vidas'. Posso estar enganado, mas acho que não se encontram nas locadores nada disso. Uma pena, eram muito mais divertidos que os filmes teen de hoje - sem saudosismo, please.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, quando estes filmes foram lançados eu estava saindo das fraldas. Mas, quando eles passaram na tv, na sessão da tarde, eu já era adolescente!

    O Clube dos Cinco é muito bom mesmo e o Primeiro ano do resto das nossas vidas eu confesso que não vi!

    Os filmes teen dos anos 80 não tem nem comparação com os de hoje. A maioria dos filmes adolescentes de hoje são besteirois americanos!!!

    ResponderExcluir
  3. Faltou o Grease na lista! heheheh
    Parabéns pelo blog Sil!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Listas. Um blog de jornalista tem que ter listas!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Caraa! Vou tentar de novo comentar aqui. (Seu Blogger, faz favor de colaborar!).

    Dessa lista aí, meu grande favorito é o Curtindo a vida adoidado. Aquele "bônus", depois dos créditos, onde o Ferris ensina como simular gripe (acho que tinha até algo do tipo colocar cebola no sovaco para aumentar a temperatura ou outra bizarrice do gênero) fazia sucesso no colégio.

    O Dirty Dance eu lembro de achar meio chato, mas era apaixonadinha pelo Patrick Swayze (preguiça de googlear pra ver ser tá certo), então já valia assistir. Mesmo assim, não lembro de ter assistido até o final. O mesmo comentário valeria pro John Travolta e seus Embalos de Sábado à Noite.

    Na minha listinha de favoritos da sessão da tarde entraria também Os Goonies. Com um carinho todo especial pelo Slot, claro. Ah, o Te pego la fora também. Uma vez achei, nas coisas do meu avô, uma soqueira igual à do malvadão. Essas devem ser mais raras que bigornas. Fiquei imaginando o incógnito passado do pacato velhinho.

    Também tem uma cena que me marcou, tanto que não lembro nadinha do resto do filme: é aquela dança dos peitos giratórios da Elvira, a Rainha das Trevas (aliás, essa é a parte boa de o Blogger ter comido meu comentário, pois da primeira vez que tentei comentar, coloquei a culpa dos peitos-helicóptero na Cher. Difamação).

    Concordo sobre o Clube dos Cinco. Deu vontade de ver de novo, e me lembrou do Conta Comigo, que também deu vontade de reassitir. Pensando bem, melhor não. Talvez seja como Mary Poppins, que eu adorava quando era pequena; quando assisti de novo, há alguns anos, quase não acreditei. Muito chato!! Bleh!

    ResponderExcluir
  6. Uhuuu!! No Internet Explorer funcionou!
    Bêjo!

    ResponderExcluir
  7. A bela dona deste blog e eu (não sei se o termo é dona, proprietária, etc, me perdoem se estiver cometendo um erro grosseiro, pois não entendo nada de blog e estou há quase um mês tentando postar um simples comentário :), não perdemos a oportunidade, que quase sempre aparece, de parafrasear expressões inesquecíveis justamente destes filmes "teen"... "Eu diria que no mínimo isso", a mais usual delas, foi dita pelo Cameron (me perdoem de novo), que é o personagem amigo do Ferris cujo pai tem uma Ferrari, etc, etc...(Ferris, Ferrari, agora que me dei conta)... Apesar de ser usada em situações cômicas, ela até que se encaixa em várias situações de nossa vida (nem tão cômicas), e se fosse lista-las aqui a leitura do meu comentário também pararia aqui hehehe.
    "Ninguém deixa Baby num canto" me veio estes dias na cabeça.. (Dirty Dancy).. mas "o bom mesmo", como diz aquele verso gaudério, era ver o Patrick dançando, isso a gente confessa.
    Destes filmes todos, que eu considero clássicos porque também fizeram parte da minha adolescência, eu diria que é impossível eleger algum.. mas concordo com Mr. JF que lembrou do Clube dos Cinco (perfeitooo) e também registro aqui que "De Volta para o Futuro" mora no meu coração e (o primeiro) eu assisto cada vez que passa de novo no canal .... me esqueci do nome.
    E os Goonies e a cena do gordinho contando para os mafiosos que sim, ele era o culpado desde a quinta série quando vomitou em cima de toda a turma e tal...
    A cena do A Garota de Rosa Shocking eleita a melhor, protagonizada pelo "Alan" do Two and a Half Man, (já que falamos de séries americanas) é simplesmente espetacular!
    Que boas lembranças....

    ResponderExcluir
  8. Ai ai...essa que digita, e a prova de que não sabe usar um blog está ali em cima, sou eu, a Clarissa (sistar)! Anônima porque foi a única forma de colocar este comentário.
    Beijos SS e Sem mais comentários.

    ResponderExcluir
  9. Bah, vou ter que editar a lista! Como pude esquecer dos Goonies!!!!

    As frases memoráveis dos filmes da sessão da tarde são muito boas, mas, "eu diria que no mínimo isso" com certeza é a melhor!!!!

    De volta para o futuro II é o melhor, não concorda??

    beijosss

    ResponderExcluir
  10. Eu prefiro o primeiro, porque a Hill Valley de 60 é tão, mas tão mais atraente que a do futuro (não me lembro a data)! E lembra? É deste filme que surgiu uma das frases memoráveis: "Esse bêbado maluco....."
    heheeheh lembrei de mais uma!
    CPAS

    ResponderExcluir