terça-feira, 31 de março de 2009

Sobre o Pó de parede

Eu queria ler mais do que eu tenho lido. A questão é que eu passo o dia inteiro fazendo textos e mais textos para empresas, e à noite, quando eu chego em casa, só dá vontade de apertar o botão do desliga, ou seja, ligar a TV e assistir alguma série bem enlatada. Também é bom chegar e ver um bom filme, mas confesso que não consigo passar dos primeiros trinta minutos e logo caio no sono. Existe uma lista de mais de 50 filmes que eu só vi pela metade, não foi por que o filme era ruim, muito pelo contrário, mas eu simplesmente não conseguia ficar com os olhos abertos.

Ta, mas tudo isso foi para dizer que um dos melhores livros que li nos últimos tempos, durante o Carnaval, que foi chuvoso mas bom para colocar a leitura em dia, foi o Pó de parede. Primeiro livro da Carol Bensimon, uma guria muito legal que tem o dom da escrita como poucos desta nova geração de escritores gaúchos. O livro é dividido em três contos, que, com alguns toques irônicos e personagens muito particulares, têm em comum uma melancólica visão da passagem da adolescência para a vida adulta, mas sem ser clichê. A Caixa, a primeira história, é a minha preferida. Os personagens são a Alice e o Tomás, pré-adolescentes que pensam ser diferentes dos seus colegas. Alice mora numa casa diferente, que foi desenhada por um arquiteto que pensava além do seu tempo. A casa de formas modernas é motivo de comentários entre os vizinhos, que a chamam, de maneira irônica, de "A Caixa”.


“Como a casa dos Larsen estava abandonada desde o ano anterior, as folhas secas cobrindo o caminho até a porta, o que Tomás fez foi tirar uma tábua e passar pela janela quebrada, vendo então com raiva ao chegar lá dentro que outros já haviam estado ali, que haviam trazido garrafas e cigarros cujos restos amarelados lembravam confetes num final de festa, que haviam assinado seus nomes nas paredes e desenhado corações, o spray amador levemente escorrido em vermelho. O cheiro de lugar fechado, de coisa molhada e esquecida, bem marcava a tragédia dos Larsen. Tomás colocou a tábua no lugar e acendeu a lanterna. Fez o feixe de luz dançar pelas paredes até que cruzasse com a presença melancólica de uma poltrona rasgada, bem no meio da sala vazia. Não lembrava dela, mas por que os Larsen teriam deixado uma poltrona para trás?, com aquela postura aristocrática e perturbadora de qualquer coisa imitando o século dezenove. Subiu as escadas e, à medida que subia, sentia menos a presença dos invasores e mais a sua própria e também a dos Larsen. Subiu até o sótão e as tábuas rangiam e a janela estava difícil de abrir, mas cedeu num estalar de vencida. A melhor maneira de ver todo o bairro era mesmo a partir do topo do dois-cinco-um, como agora Tomás lembrava de ter feito com Alice tantas vezes e tantos anos antes, e olhando assim reencontrou primeiro as sombras dos jacarandás esticadas na calçada e logo mais a fila de casas adormecidas com seus sacos pretos de lixo à espera. Tomás sentou como sentava nas outras vezes, na beirada da janela e com a boa sensação de ter as pernas no ar. Tudo ainda se parecia. Nos pátios, lá estavam as piscinas, agora sem razão porque as crianças já haviam crescido. Os carros diminuíram de tamanho com os anos, mas os telhados ainda eram pontudos e com chaminés, mesmo que nunca fizesse tanto frio. Como em desenhos infantis.”


Quem quiser saber mais sobre o Pó de parede e outros livros muito legais da Não Editora pode acessar o site: www.naoeditora.com.br

4 comentários:

  1. Aiaiai, acho que vou ter que tomar vergonha e ler de uma vez...só assim vou poder comentar!!!

    ResponderExcluir
  2. Sil ótima dica. Vou bisbilhotar o site da editora. Adoro livros de contos e crônicas. Deixo pra vc a sugestão do título A Descoberta do Mundo, da Clarice Linspector, que é uma coleção de crônicas, publicadas entre 1967 a 1973, no Jornal do Brasil.Clarice nunca foi cronista, ainda assim vale conferir. O bom é que livros com textos independentes, nos dão a chance de conseguir chegar ao final, antes da piscada nos braços de Morfeu...bj

    ResponderExcluir
  3. Já tá na lista de livros pra ler. Que, aliás, tem mais alguns títulos de tua sugestão.

    Essa Não Editora tem vários livros que parecem bem interessantes. Vi uma apresentação deles esses tempos. Legal que eles publicam um monte de gente nova daqui, primeiros livros e talz.

    ResponderExcluir
  4. //Essa a cena do filme que comentei com vc e com o Zé//
    http://www.youtube.com/watch?v=Al-cR3CSv48


    //Esse o link do programa que baixa os vídeos e transforma a apresentação, deixando-os no teu compt...olha no meu blog a apresentação que fica, bem legal!
    http://www.baixaki.com.br/download/VDownloader.htm

    ResponderExcluir