quinta-feira, 19 de março de 2009

COM vontade de escrever

Queria muito escrever. Comecei a ter ideias e mais ideias sobre um filme que acabei de ver, This Property Is Condemned (Esta mulher é proibida), de 1967, com direção do Sydney Pollack e roteiro do Copolla, e que tem como protagonista a Natalie Wood. O filme me encantou pela história simples, mas muito bem construída. Gosto de histórias de cidades do interior. Também fiquei com vontade de escrever sobre uma banda que conheci há pouco tempo, o MGMT. As pessoas mais descoladas vão dizer que não foi nenhuma descoberta e que essa novidade já é antiga, pois o disco da dupla americana do Brooklyn foi um dos mais elogiados de 2008.

Também queria muito registrar a minha decepção com o Slum Dog Millionare (Quem quer ser Milionário?). Para mim, a oscarizada e elogiada fábula nada mais é do que um filme de bollywood com cara de novela brasileira, com muitas referências clichês e forçação de barra (suco de graviola, com cor de limão e gosto de tamarindo). Muito forçado em muitos sentidos. Só valeu a pena pagar o ingresso para ver a atuação do menino que fez a primeira versão do protagonista do filme. Criança é muito sincera, e quando sabe interpretar, então, vira a atração principal, como no maravilhoso Ladrões de Bicicletas, do Vittorio De Sica, O Garoto, do Charles Chaplin e Os incompreendidos do Truffaut.

Mas, foi quando eu ouvi a música Because the night, da Pati Smith (http://www.youtube.com/watch?v=uoGdx3I3dPE), que eu me decidi. Procurei um papel, uma caneta, sentei na mesa e comecei a escrever. Na TV estava passando Friends (Aquele que o Joe procura por uma gostosa no prédio do lado). Comecei a pensar no nome que este blog poderia ter, mas todo o nome que vinha na minha cabeça parecia que já existia ou dava a impressão de ser pretensioso, enfim, estava um pouco SEM inspiração para um nome. Eu não queria ficar SEM meu blog, então uni o útil ao agradável e deixei o blog SEM nome.

10 comentários:

  1. Querida, seja bem-vinda. Tenho certeza que teus textos serão gostosos de ler. Já te linquei no Velhos Vícios. bjs

    ResponderExcluir
  2. Sil!!!
    Muito boa idéia! Acredito muito no teu potencial. Tenho certeza que será parada certa na internet. beijos Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Se escreveu isso SEM inspiração , imagino o que viria quando tiver inspiração.
    MUITO BOMMM

    ResponderExcluir
  4. Adorei a novidade e o texto. Tri cabeça!
    Beijão da tua amiga ainda SEM blog.

    ResponderExcluir
  5. Aê! Parabéns...
    Ah, e fico feliz em saber que teve gente inteligente que achou Slumdog Millionaire um LIXO. Bom saber que não estou sozinho!

    Rosp.

    ResponderExcluir
  6. COM humor, SEM pretensão. Patti Smith e MGMT. Redford, Natalie Wood (minha mãe diz que Neném se parece com ela), Pollack dos bons tempos & Tennesse Williams. Sempre acreditei nesta menina. (E 'Slumdog Millionaire' não é apenas um lixo: é a grande fraude e forçação de barra do cinema hollwoodiano desde 'Beleza Americana'). I Love You More Than Words Can Say, Babe.

    ResponderExcluir
  7. Sil! Adorei e vou ver se me inspiro tb, rsrsrs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. OI,Sil! Tá SENsancional o teu SEM. Adorei esse título. Escrever é muito bom! Resolve muitas coisas e cria muitas outras. Diferente dos autores dos outros comentários, sou cinema Hollywood, mas acredito que todas as formas de gostar estarâo pra sempre valendo. SEM mais, CEM beijos...

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelo incentivo!

    Prometo que vou atualizar este espaço toda a semana e fico no aguardo dos comentários de vocês!

    Para esclarecer: duas pessoas me questionaram sobre duas palavras do texto: ideia (que ficou sem acento devido ao novo acordo da língua portuguesa e bollywood, que não é para confundir com Hollywood, pois bollywod é a indústria cinematográfica da índia!).

    beijos a todos

    Sil / SEM

    ResponderExcluir
  10. Eu me identifiquei muito com vc. Vc aprecia este belíssimo filme (Esta mulher é proibida)que pra mim é um clássico, e também ao Friends, que na minha opinião foi um dos melhores (se não for o melhor)seriados que assisti na minha vida. Quanto a criatividade, inspiração, não se preocupe, arrange um papel e uma caneta e os leve com vc até pra dentro do banheiro se possivel, que um dia ela irá aparecer. Talento pra coisa vc nem precisa mostrar que tem, todos nós já percebemos. Estou torcendo por vc, já sou seu fã rsss ... boa sorte pra ti e que Deus te abençoe sempre. Davi Daguiel >> 21/04/2009 .... 14:24 hrs

    ResponderExcluir