sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O retorno do Cavaleiro do Templo


Como eu havia comentado no último post, estou fazendo a divilgação de um livro muito bacana, de um autor gente finíssima. Dêem uma olhada no texto de divulgação e, se interessarem, apareçam amanhã (12/9) às 19h39, na Livraria Cultura, para o lançamento do livro.

O retorno do Cavaleiro do Templo

Após o lançamento do volume I, ‘O Cavaleiro do Templo’ retorna com a primeira cruzada, os cavaleiros da Távola Redonda e o surgimento da literatura ocidental.

O autor gaúcho Sérgio Luiz Gallina autografa neste sábado (12/09), às 19h30, na Livraria Cultura, no Shopping Bourbon Country (Av. Túlio De Rose, 100), o segundo volume de ‘O Cavaleiro do Templo’, série de quatro romances que narra a trajetória de uma família na Idade Média, uma época em que, à exceção do clero, as pessoas são analfabetas. Por um capricho do destino, acabam tornando-se eruditos, mas ao mesmo tempo convivem num mundo de ignorância, e é a partir desse choque que passarão a questionar a sociedade e seus valores. Anna da Bretanha, a matriarca, cresce em um convento, lê, torna-se questionadora e ensina filosofia a seus dois filhos, Joanna e Oskar . Este começa a descobrir o mundo e, a partir daí, ter uma visão mais crítica do universo que o cerca – a religião, a história, a filosofia. Joanna, por sua vez, é mais voltada aos costumes, ao ambiente e às relações de seu tempo. “O livro busca aproximar o leitor da história através do romance”, destaca o autor.

A obra

Enquanto o volume I (lançado em 2008) trata de uma série de aspectos históricos de uma forma não-cronológica, o II segue a linha do tempo, o que permite que o leitor do volume anterior situe-se melhor na história. O primeiro volume apresenta a história e os personagens, e retrata a infância do cavaleiro do templo. Já o segundo narra a sua adolescência.

O livro II trata de assuntos como o Santo Graal e os cavaleiros da Távola Redonda (Rei Arthur), e se passa num período em que a literatura ocidental está surgindo e a burguesia começando a se emancipar. O mundo feudal entra em choque com o urbano e o comércio é reativado. A história da primeira cruzada, que termina com a conquista de Jerusalém, é contada em detalhes. Os menestréis, o teatro, as cortes medievais, paixão e sexo fazem parte do cenário.

O grande atrativo do Cavaleiro do Templo está nas referências históricas, curtas, que endossam o que está sendo tratado, citações que se encaixam perfeitamente no contexto do romance. “O livro está entre a ciência e a ficção. É exatamente nesse nicho que se encaixa: entre o acadêmico e o leigo”, explica Gallina. O autor completa: “À medida que o leitor vai lendo, vai adquirindo cada vez mais conhecimento.” Trata-se de uma história de 160 capítulos, divididos em quatro livros de 40 capítulos cada.

O autor

Em 1993, Sérgio Luiz Gallina estava na Feira do Livro e deparou-se com a obra ‘O Santo Graal e a Linhagem Sagrada’, de Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln. Foi quando descobriu os templários (monges guerreiros). Em uma semana, leu o livro e encantou-se com a história. Começou a pesquisar o assunto e pensou em escrever um roteiro para um filme, mas logo percebeu que o espectro que tinha em mente era bem mais amplo. O projeto então passou a ser escrever um livro – logo depois, ampliado para uma trilogia –, e Gallina mergulhou na leitura do tema: foram mais de 100 livros. Também tornou-se membro da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH), participou de encontros para estudar a Idade Média, e assistiu a inúmeros filmes (documentários e de ficção), o que tornou seu estudo eclético, fugindo do academicismo. A cada obra que lia, sublinhava as passagens que o interessava, passando os trechos assinalados depois para o computador. Com isso, juntou mais de 10 mil citações.

Quando começou a escrever, se deu conta de que a história não caberia em três livros. “Organizei minhas anotações por ordem cronológica: das 10 mil, 2 mil estão datadas, em ordem de tempo. Meu romance foi fundamentado em uma cronologia histórica, e as citações norteiam o leitor”. Dos 10 anos juntando bloquinhos e montes de papel e organizando tudo dia após dia, saíram dois bancos de dados: um com fatos históricos, outro com suas criações. “Mesclei as duas coisas e, a partir daí, construí a obra”.

Seminário

Para discutir os mais variados assuntos ligados à Idade Média, Gallina organizou o seminário ‘O Cavaleiro do Templo e a Idade Média’, com curadoria da maisQnada administração cultural e o apoio da Livraria Cultura. O evento acontece sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 19h30, no auditório da Livraria Cultura, com entrada franca.

Confira a programação:

- 01/out/2009: A Mulher na Idade Média - Professora Paulina Nólibos (ULBRA)
- 05/nov/2009: Arqueologia e a Idade Média - Professor Arno Kern (PUCRS)
- 03/dez/2009: O Cinema e a Idade Média - Professor José Baldissera (UNISINOS)

A música

E, para escutar músicas alusivas à Idade Média, algumas, inclusive, compostas na época, a Rádio Vinil (www.radiovinil.com.br) criou a Rádio d'O Cavaleiro do Templo. Para ouvir, basta acessar o link : http://radiovinil.softhost.com.br/tunein.php/cavelirodotemplo/playlist.asx

Um comentário:

  1. MAGNUM OPUS
    O Mantra do Infinito
    Autor: Orácio Felipe
    Descrição :
    Papai estava enfermo, sofrera um acidente. Ele havia afrontado Deus. Mas ele teria mais uma chance. Antes porém, haveria de ser iniciado, afim de que mudasse seus hábitos. O livro conta a história de um novo Cavaleiro do Templo e sua viagem. Quem irá ajudar um filho da viúva?

    www.clubewdosautores.com.br

    ResponderExcluir